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História

Foi no dia 10 de junho de 1958 que o sonho de fundar a Associação Comercial em Presidente Bernardes se concretizou. Na reunião presidida por Benedito de Oliveira e com a presença de representantes comerciários formou-se a comissão para eleger a primeira diretoria desta casa composta por Germano Bremer, Armando Falcone, Rosário Casalenuovo Sobrinho, Abdo Tannus entre outros.

Um ano após a formação, finalmente a diretoria foi montada. No dia 17 de março de 1959 foi eleita a primeira diretoria composta por Germano Bremer como presidente, Rosário Casalenuovo Sobrinho primeiro vice-presidente e Armando Falcone segundo vice-presidente, Abdo Tannus primeiro secretário, Francisco De Césare Junior segundo secretário, Tabet Jacob primeiro tesoureiro e Antonio Campelo Sobrinho segundo tesoureiro.

Foi nesta reunião que leram o projeto do Estatuto da Associação e aceito por todos ali presentes. Seu Benedito explicou quais eram os fins e interesses dos comerciantes em ter uma Associação em nossa cidade. Foi dividido o quadro social e o valor das mensalidades cobradas aos associados, que seria de 50 cruzeiros na época.

A vontade era tanta que após uma semana foi realizada a primeira reunião oficial desta tão importante diretoria. Estava em pauta o aluguel de um salão para a instituição e a contratação de um funcionário, obrigação esta, que ficou para o presidente escolher.

Dois meses de muita batalha, o salão ainda no tinha sido escolhido. As reuniões até então eram feitas aqui na Associação Atlética Bernardense, mas a Associação Comercial já estava com 93 sócios cadastrados e com a funcionária contratada.

E a primeira vitória em benefício do comércio já havia sido conquistada. Era uma reclamação feita aos diretores da Estrada de Ferro Sorocabana sobre os horários de chegada das malas postais. Eles praticamente atrasavam sempre. E a solicitação para que estes atrasos não ocorressem foi concedida.

O primeiro e único investimento da Associação Comercial na época, foi uma máquina de escrever Oliveti, que custou 32 mil cruzeiros. Pois os móveis, cadeiras, tudo o que eles tinham foram doados pelos membros e participantes. Era realmente uma família que ali estava sendo construída.

Agora sim, em 29 de dezembro de 1959, a reunião foi realizada na sede própria da Associação Comercial, mais uma batalha ganha por estes honrosos membros do comercio bernardense. Sede esta que foi adquirida por escritura definitiva em 18 de janeiro de 1965 sob a presidência de Ângelo Antonio De Cesare.

Foi em 1960 que esta Associação foi filiada na Associação Comercial de São Paulo, sendo este feito para que as melhorias locais fossem atendidas em favor ao comércio de nossa cidade.

O tempo foi passando e a diretoria lutou pelos interesses dos comerciantes na prefeitura, câmara dos vereadores, telefone, FEPASA, guarda-noturno, escola normal municipal, instalação de indústria de óleo de amendoim e muitas outras coisas importantes não só para o comércio, mas para a Cidade de Presidente Bernardes.

As batalhas continuariam só que agora com uma nova diretoria, era hora de passar o bastão para que outras pessoas pudessem fazer algum benefício para o comércio local, foi o que aconteceu. Em 16 de dezembro de 1960 o senhor Carlos Spolador toma posse da nova diretoria. Assim como aconteceu com o passar desses 50 anos: tomaram posse também Ângelo Antonio de Cesare, Armando Falcone, Jacob Jacob, Antonio de Almeida, Walter Gardin, Augusto Couto Karassawa, Edegard Algazal, Selma Maria Sagges Nonato, Jose Pecim, Jose Wanderley Quintero, César Enéas Cecílio Junqueira, Julmar Aparecido Olivo, Francisco De Cesare Neto, José Aparecido Durante, Ricardo Fernandes Lyria, Nilton Giovani Gardin e o atual presidente Ivo Giolo.

Pois então, os anos foram passando e a Associação passou a ter novos rumos. Foi em 1989 que surgiu a idéia de realizar promoções a favor da população. Já em 1996 esses passos foram maiores, com o prêmio de um carro para o sortudo comprador de nosso comércio. Foi em 1999 que as motos entraram como prêmio máximo. E o que era realizado apenas no dia das mães e natal, em 2004 teve premiações para o dia dos Pais e dia das crianças, sem contar nas ruas interditadas na época do natal para que a população pudesse caminhar pelo comércio tranquilamente e as crianças brincarem em cama elástica.

Foi também em 2004 que o Estatuto passou por algumas alterações, uma delas foi à mudança de Associação Comercial e Industrial para Associação Comercial e Empresarial de Presidente Bernardes de acordo como o novo código civil.

Hoje a Associação Comercial conta com 100 associados à espera de muitas melhorias para esta cidade e população.

O mais novo investimento para 2009 é o Projeto Empreender, que começou a ser desenvolvido no mês de fevereiro em parceria com a FACESP e SEBRAE, com objetivos de em conjunto decidir melhorias para o comércio, dando um suporte maior para Micro e Pequenas Empresas, mesmo que elas não sejam associadas na instituição.

Para que este projeto seja desenvolvido foi contratado por meio de processo seletivo pela FACESP, o consultor Carlos José Andrade que terá a missão de selecionar as categorias do comércio para implantar e dirigir o Projeto Empreender.

Isso prova que de um sonho desses desbravadores, a Associação Comercial de nossa cidade cresceu e busca cada dia mais a melhora para o nosso comércio.


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